28 de novembro de 2011

Dia 30 - É o dia para eleições de diretores nas escolas estaduais

 A consolidação da conquista para a educação de Rondônia acontecerá na próxima quarta-feira

Governador Confúcio e o representante de Ensino Aluisio Azevedo (Foto: Noticiadaki) Ampliar
Governador Confúcio e o representante de Ensino Aluisio Azevedo (Foto: Noticiadaki)
A consolidação da conquista histórica para a educação de Rondônia acontecerá na próxima quarta-feira (30), quando alunos, professores, funcionários, pais de alunos ou responsáveis irão eleger os diretores e respectivos vices das escolas da rede estadual.
O ato, que acontecerá nos turnos manhã, tarde e noite, têm como base o Decreto 16.202, assinado em 23 de setembro pelo governador Confúcio Moura, dispondo sobre os critérios e condições para a realização das eleições.
"Está praticamente tudo pronto para a realização do processo democrático nas escolas da rede estadual de ensino", afirma Jackson
Presidente da Comissão Coordenadora Estadual do Processo de Eleição, Jackson Chediak (Foto: DECOM)
Presidente da Comissão Coordenadora Estadual do Processo de Eleição, Jackson Chediak (Foto: DECOM)
Segundo o Presidente da Comissão Coordenadora Estadual do Processo de Eleição, Jackson Chediak, está praticamente tudo pronto para a realização do processo democrático nas escolas da rede estadual de ensino. Ao todo são 12 comissões regionais e 294 comissões escolares que estão trabalhando neste processo que envolve 423 chapas inscritas e 827 candidatos, esses dados são parciais, pois existem recursos em andamento de candidatos que supostamente não atenderam os requisitos exigidos.

Para concorrer ao cargo de diretor ou vice, o candidato deve atender alguns critérios: ser efetivo, não ter condenação disciplinar de natureza grave, ter vinculo de professor com o Estado de 40 horas e ter no mínimo dois anos letivo de forma consecutiva na escola onde pretende administrar, exceto no caso onde o candidato já esteja exercendo a função de diretor ou vice.

Quem vota:

Podem votar os alunos com 16 anos de idade independente da série e os menores de 16 anos que estejam estudando a partir do 6º ano, além de pais de alunos ou responsáveis e servidores da instituição de ensino.
Data da eleição:
A eleição acontece na próxima quinta-feira no horário das 07h30 às 21h00.
Como serão as cedulas
As cédulas de votação terão cores diferentes, pai, mãe ou responsável votarão com cédula de cor branca, profissionais em exercícios na escola votarão com cédula de cor amarela e os alunos com cédulas verdes.

Jackson Chediak fez questão de ressaltar que o processo de gestão democrático nas escolas está chegando com 15 anos de atraso, tendo em vista que a Lei nº 9.394 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional foi sancionada pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996 e apesar de ser uma das principais bandeiras de reivindicações da categoria em Rondônia, nenhum governador até então teve a coragem de democratizar a gestão escolar. “Essa foi uma promessa de campanha do governador Confúcio Moura que esta sendo cumprida”, afirmou.

A eleição para diretores é apenas uma etapa da democrática eleição, “gerir uma escola democraticamente é aceitar sua pluralidade, opiniões e pensamentos”, Jackson Chediak falou sobre isso porque infelizmente alguns candidatos que estão concorrendo estão ameaçando transferir os candidatos das chapas opositoras afirmando que este tipo de pensamento não condiz com gestão democrática e sim arbitrária, algo que a categoria quer banir da educação.
Na grande região de Ariquemes o processo acontecerá da melhor maneira nas escolas da rede estadual segundo o representante de Ensino professor Aluísio Azevedo, o mesmo informou que na cidade de Ariquemes a sociedade recebeu o processo de maneira bem tranquila e tem tudo para ser transparente e tranquilo, tudo indica que atenderá às expectativas da Secretaria de Estado da Educação que segundo ele é trazer a comunidade para participar ainda mais nas decisões que influenciarão na vida escolar dos filhos matriculados na rede estadual.
Antes de implantar a gestão democrática na rede estadual de ensino, o governador Confúcio Moura determinou que fosse oferecido aos candidatos um curso de gestão de 20 horas, para preparar os candidatos, onde tiveram a oportunidade de preparar um plano de gestão para apresentar a comunidade escolar. Depois de eleitos os diretores irão fazer pós graduação em gestão escolar.
A intenção de Confúcio Moura é que os eleitos estejam capacitados para administrar as instituições de ensino, o exercício do trabalho irá refletir também na qualidade de ensino oferecido aos alunos.
 fonte: noticiadaki

Post.Bethânia

2 comentários:

  1. SOU ALUNO DA ESCOLA CDA EM ROLIM DE MOURA.CURSO A 6ª SERIE, TENHO 13 ANOS, FUI VOTAR NO PERÍODO DA MANHÃ, MAIS FUI BARRADO E TEVE MAIS ALUNOS QUE FOI BARRADO, PELO A PROFESSORA VANIA POR CAUSA DO DOCUMENTO,SÓ QUE DEPOIS DE 13:00 HORAS ELA LIBEROU OUTROS ALUNOS A VOTAREM SEM DOCUMENTOS, FIQUEI SUPER CHATEADO POR TER PASSADO TAMANHA VERGONHA, A LEI TEM QUE SER PRA TODOS. PRA MIM NÃO FOI DEMOCRACIA SEU JACKSON CREDIAK,E AÍ COMO VAI FICAR?

    ResponderExcluir
  2. JOELSON CHAVES DE QUEIROZ19 de dezembro de 2011 às 08:04

    SOU SERVIDOR DO ESTADO DESDE 1984,EM 1990 ATRAVÉS DE CONCURSO ENTREI PARA OS QUADROS DA EDUCAÇÃO.MINHA CANDIDATURA FOI DEFERIDA PELA COMISSÃO MUNICIPAL TENDO COMO PRESIDENTE O SENHOR VANDERLEI FERREIRA,NO DIA DA ELEIÇÃO A DIRETORA ATUAL QUE JA FAZEM QUINZE ANOS QUE ESTA NA ESCOLA,JA FOI PROFESSORA,VICE-DIRETORA E ATUALMENTE É DIRETORA APARECE COM UMA IMPUGNAÇÃO DADA PELO SENHOR VANDERLEI E PELO MEMBRO DA COMISSÃO ELEITORAL REPRESENTANDO O SINTERO O SENHOR HAROLDO FELIX ALEGANDO QUE O CANDIDATO NÃO TERIA 2 ANOS NA ESCOLA QUESTIONEI E A COMISSÃO PERMITIU MINHA PARTICIPAÇÃO.RESULTADO A CHAPA 2 SOMOU 267 VOTOS CONTRA 203 DA CHAPA 1,AGORA A COMISSÃO ELEITORAL NÃO QUER DA POSSE AO GANHADOR,É PRECISO FAZER VALER O RESULTADO DAS URNAS A COMUNIDADE DA ESCOLA ELOISA BENTES RAMOS EM PORTO VELHO NÃO ACEITA OUTRO RESULTADO A NÃO SER O RESULTADO DAS URNAS.

    ResponderExcluir