1. FUNÇÕES DO
SETOR PEDAGÓGICO
REPRESENTAÇÃO
DE ENSINO DE ARIQUEMES-RO
A
Representação de Ensino é uma Instituição Diretamente ligada à
Seduc (Secretaria de Estado da Educação). É por meio das
Representações de Ensino Que A SEDUC promove o atendimento às
Escolas Públicas de cada Município. Decreto n. 9053/2000, em seu
art. 56, esclarece que "As Representações de Ensino compete:
Coordenar,
supervisionar, Executar e Controlar as atividades educacionais de
ensino, cultura e desporto escolar em nível de cada município, no
âmbito de suas respectivas jurisdições .
Objetivo
da Representação de Ensino: Facilitar
Intercambio As relações entre os órgãos e unidades estruturais no
Estado da Secretaria de Educação e Direções de Estabelecimentos
de Ensino, viabilizar o apoio administrativo, uma assistência
técnico-pedagógica e Manter o controle dos servidores atualizados.
1.1 - SESSÃO
PEDAGÓGICA:
"A
Seção Pedagógica compete orientar, supervisionar, apoiar e
inspecionar as atividades desenvolvidas nas escolas da Rede Pública
Estadual de Ensino na área de sua Jurisdição, Zelando pelo
Cumprimento da Legislação de Ensino, em articulação com as
Gerências, Programas e Projetos da Secretaria de Estado da
Educação." (Decreto n. 9053/2000 art. 57);
1.2
- SESSÃO ADMINISTRATIVA:
"A
Seção Administrativa competem viabilizar o apoio administrativo à
execução das atividades educativas, manter o controle pessoal de
materiais, bens imóveis e móveis e outras atividades em sua área
de competência, em articulação como dom Gerências, Programas e
Projetos da Secretaria de Estado da Educação. " (Decreto n.
9053/2000 art. 58);
1.3
- PRESTAÇÃO DE CONTAS
A
Sessão de Prestação de Contas é responsável por orientar quanto
à execução de recursos financeiros recebidos pelas escolas, bem
como análise das prestações de conta destes recusros: PNAE,
PROAFI, PROFIPES, PDDE, PME/PDE, também compete a este setor
solicitar e comprovar diárias, acompanhar o processo de transporte
escolar, assim como fiscalizar e garantir sua legitimidade.
1.4-
GERENCIAPEDAGÓGICA:
- Garantir o cumprimento da política educacional no Município e região;
- Gerenciar e adotar mecanismos de implementação dos programas que assegurem a oferta da Educação Básica em suas modalidades e níveis de atuação;
- Assegurar o cumprimento das ações educacionais estabelecidas no Plano de - PPA de Ação da Representação de Ensino;
- Propor a implantação de Políticas Públicas no âmbito da Educação Básica.
1. ALFABETIZAÇÃO
Iniciando-se aos
seis anos de idade, tem por objetivo a formação básica do cidadão,
mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como
meios básicos o pleno domínio da leitura da escrita e do cálculo;
Objetivos:
- Assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes educacionais, com o objetivo de proporcionar Formação Continua e Assistência Pedagógica visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
- Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviços educacionais prestados à clientela escolar;
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico à Alfabeizção Educacional, compreendida entre o 1º ano ao 3º ano escolar;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
- Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;
- Estabelecer metas e acompanhar escolas com baixo índice de aprovação;
- Acompanhamento do índice do Ideb nas escolas;
- Acompanhamento do Projeto Violão nas escolas;
Técnico
Responsável:
Dalva Lengruber de Moraes
2. ENSINO
FUNDAMENTAL I
A educação
básica tem por finalidades desenvolver o
educando,
assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da
cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em
estudos posteriores.
Objetivo:
- Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviço educacionais prestados à clientela escolar;
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal I, compreendido entre o 4º e 5º ano nas escolas;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
- Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;
- Estabelecer metas e acompanhar escolas com baixo índice de aprovação;
- Acompanhamento do índice do Ideb nas escolas;
- Acompanhar Programa Nacional do Livro Didático – PNLD
nas escolas;
- Acompanhar as atividades desenvolvidas com as Mesas educacionais;
- Acompanhar a escolha do livro didático do Ensino Fundamental;
- Acomapanhar e promover assistência à Prova Brasil aplicada nas escolas;
- Acompanhar projetos de Educação para o Trânsito, na forma de tema transversal nas escolas;
- Capacitação para professores e Coordenadores Pedagógicos na metodologia do Programa CAA para Alunos do Ensino Fundamental de 1o ao 5o ano em defasagem;
- Assessoramento ás escolas que atuam com as classes de aceleração.
Técnico
Responsável: Patrícia
Borges da Costa
3. ENSINO
FUNDAMENTAL II - Tem
a função de difundir os valores fundamentais ao interesse social,
aos direitos e deveres dos cidadãos de respeito
ao bem comum,
acompanhamento das condições de escolaridade dos
alunos em cada
estabelecimento;
Objetivos:
- Assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes ducacionais, com o objetivo de proporcionar Formação Continua e Assistência Pedagógica visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
- Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviços educacionais prestados à clientela escolar;
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal compreendido entre o 6º e o 9º ano nas escolas;
- Educação Religiosa: Implementar e Coordenar o processo de formação continuada para o Ensino Religioso na rede estadual de ensino.
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
- Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;
- Estabelecer metas e acompanhar escolas com baixo índice de aprovação;
- Acompanhamento do índice do Ideb nas escolas;
Técnico
Responsável: Néa Mara Costa
SilvaCaieiros
4. ORIENTAÇÃO
EDUCACIONAL - Trabalha
diretamente com os orientadores escolares, ajudando-os em
desenvolvimento de projetos para compreenção do comportamento dos
estudantes e seu agir, assim como a relação a eles, tanto
individualmente ou em grupo, no âmbito do ensino de 1º e 2º graus,
visando o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade,
ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua
formação e preparando-o para o exercício das opções básicas.
Objetivos:
- Promover a Educação inclusiva no Sistema Estadual de Ensino;
- Firmar parcerias com instituições para contribuírem com as políticas publicas de inclusão no sistema de ensino;
- Assessorar as Representações de Ensino quanto a execução das políticas públicas pertinentes a educação inclusiva;
- Assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes educacionais, com o objetivo de proporciona Formação Continua e Assistência Pedagógica visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
- Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviços educacionais prestados à clientela escolar;
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos , orientador e técnico da sala de recurso atendido;
- Criar e manter arquivo com alunos atendidos por Necessidade Especial;
5. EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS - É
destinado à pessoas matriculadas ou não em escolas, residentes no
Brasil ou no exterior, que estão acima da faixa etária própria
para cursar o ensino regular e ainda não concluíram essa etapa da
escolarização. Também poderá servir como instrumento para a
avaliação dosprogramas da Educação de Jovens e Adultos.
Objetivos:
- Promover meios para o cumprimento das políticas e diretrizes educacionais relativas à Educação de Jovens e Adultos;
- Planejar, orientar, coordenar, supervisionar e executar as atividades educacionais da Educação de Jovens e Adultos do Sistema de Ensino.
- Realizar estudos em articulação para avaliar, planejar e adequar a oferta da Educação de Jovens e Adultos;
- Assistir a Gerência de Educação na formulação da política governamental na área da Educação de Jovens e Adultos.
- Zelar pelo cumprimento das decisões dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação;
- Planejar, orientar, coordenar, executar e supervisionar as atividades educacionais da EJA na rede pública estadual de ensino de Rondônia;
- Realizar estudos, para avaliar, planejar e adequar à oferta da EJA;
- Organizar e acompanhar o ENCEJA;
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao EJA;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
- Criar e manter arquivo com percentual de alunos concluintes;
- Estabelecer metas e acompanhar baixo índice de aprovação e desistência;
Cursos
Oferecidos no sistema EJA:
• Curso
Modular, de organização assistemática e de conclusão de nível
fundamental e médio;
• Curso
Telensino, de organização sistemática e de conclusão de nível
fundamental e médio;
• Curso
Semestral, de organização sistemática e em anos escolares;
• Exames de
circulação de estudos, em conclusão de nível fundamental e
médio;
• Exames
gerais, em conclusão de nível fundamental e médio;
• Escolarização
e profissionalização para população rural;
• Escolarização
para as comunidades, prisional e no sistema socioeducativo.
- Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se
aos professores
da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das
redes
públicas –
municipais e estaduais
- Profuncionário é um curso de educação á distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções de apoio nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica.
Técnico
Responsável: Edilaine Ronconi
6. EDUCAÇÃO
ESPECIAL - Entende-se
por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade
de educação escolar, oferecida prefe rencialmente na rede regular
de ensino, para educan dos portadores de necessidades especiais.
Objetivos:
- Coordenação de Apoio Pedagógico a EDUCANDOS com Deficiência Visual;
- Coordenação de Apoio pedagógico a Educandos com Surdez;
- Coordenação de Apoio Pedagógico e Educandos com Deficiência intelectual e Múltipla;
- Coordenação de Apoio Pedagógico a Educandos com Transtorno Globais do Desenvolvimento;
- Coordenação de Atividades e Altas Habilidades.
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico aos professores coordenadores da sala de recurso;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
- Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;Técnico Responsável: Nilta Moreira
7. ENSINO MÉDIO - O
ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima
de três anos, deve consolidar o aprofundamento dos conhecimentos
adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de
estudos, assim como a preparação básica para o trabalho e a
cidadania do educando, para continuar aprendendo, aprimorando, se
ocupando ou aperfeiçoando, conforme desejo ou necessidade.
Objetivos:
- Melhorar o processo ensino aprendizagem do Ensino Básico da rede estadual de ensino;
- Definir de forma clara e objetiva o papel dos professores dentro do processo ensino-aprendizagem (oficinas);
- Qualificar os docentes do Ensino Básico na formação continuada;
- Auxiliar os professores de forma diferencial no que se refere ao planejamento, avaliação, projetos, etc.;
- Direcionar, divulgar, acompanhar e avaliar as escolas os projetos enviados pela SEDUC Porto Velho.
- Elaborar, organizar e executar o projeto: Fazer em Prática;
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos , orientador e técnico da sala de recurso atendido;
- Criar e manter arquivo com alunos atendidos por Necessidade Especial;Técnico Responsável: Núria Sague
8. EDUCAÇÃO DO
CAMPO - Destinado
à alunos concluintes do Ensino Fundamental que moram na zona rural,
com princípios próprios e peculiares da regiao. A educação no
campo tem características e necessidades próprias para o aluno do
campo em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como
fonte de conhecimento em diversas áreas
A Educação no
Campo atende às especificidades e oferece uma educação de
qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das
populações identificadas com o campo – agricultores, criadores,
extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, seringueiros. O
grande objetivo da Educação do Campo é, portanto, garantir para os
povos do campo uma Educação Básica comprometida com um modelo de
desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável,
ecologicamente sustentável e culturalmente aceito.
Objetivos:
- Formar os jovens para desenvolverem suas atividades profissionais nas áreas onde vivem;
- Formar os Monitores para a educação dos jovens e das unidades-família;
- Consolidar um centro de difusão de tecnologias de produção agropecuária, agroindustrialização e de preservação ambiental, a partir de parcerias estabelecidas com instituições de pesquisa;
- Ministrar cursos de curta duração, para servir como veículos eficazes de difusão de tecnologias adaptadas à agricultura familiar;
- Prestar assistência e assessoramento pedagógico à Educação do Campo;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos atenidos;
- Criar e manter arquivo do atendimento ao transporte escolar;Organizar arquivo com solicitações dos grupos rurais por escolas e salas de aula, assim como sua adequação;
Projetos:
A) Programa
Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização
de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à
cidadania e o despertar do interesse pela elevação da
escolaridade
B) Projovem
Campo – Saberes da Terra é desenvolver políticas públicas de
Educação do Campo e de Juventude que oportunizem a jovens
agricultores familiares, excluídos do sistema formal de ensino, a
escolarização em ensino fundamental na modalidade de Educação de
Jovens e Adultos, integrada à qualificação social e profissional.
Técnico
Responsável: Joelma Soares
Quaresma
9. COORDENAÇÃO
DA SUPERVISÃO ESCOLAR -Considerando
a função formadora, o coordenador deve viabilizar a qualificação
continuada dos supervisores, para posterior trabalho direcionado
ao professor, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na
dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e
atingindo as necessidades presentes. O coordenador da supervisão
é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os
envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações
interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do
professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as
diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção
de uma educação de qualidade.
Objetivos:
- Realizar reuniões mensais com os supervisores escolares;
- Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviço educacionais prestados à clientela escolar;
- Criar e manter alimentado uma tabela com número supervisores atendidos;
- Estudar as legislações escolares;
- Estudar os PCNs;
- Estudar novas metodologias e técnicas de Ensino;
- Promover o cumprimento do Plano Estadual de Educação;
-
Acompanhar o quadro de lotação das escolar e zelar para o cumprimento da Lei 420;Técnico Responsável: Lisadra Roberto
10. ESPORTE,
CULTURA E LAZER
- Realização de reunião técnica – repasse da programação do ano letivo 2012;
- Planejamento de Educação Física para o ano letivo, seguindo a programação da CEC/SEDUC;
- Realização encontro Regional dos Professores de Educação Física – Temas a definir com a CEC/SEDUC- Gerência Pedagógica;
- Seminário Regional de Desporto Educacional;
- Visitas técnicas as escolas da jurisdição;
- Apoio as atividades internas das escolas;
- Realização de atividades de Intercâmbio entre as escolas da regional e do estado;
- Realização de congresso Técnico do JOER nas 4 fases;
- Distribuição de material esportivo para as escolas da jurisdição;
- Implantação de projetos de educação física e desporto educacional;
- Acompanhamento das horas treinamento esportivos escolar;
- Reunião para assuntos das atividades culturais;
- Apoio aos festivais Culturais internos escolares;
- Realização da amostra cultural Escolar;
- Realização do JOER fase Regional Norte;
- Apoio as Escolar na preparação para a participação no Jogos escolares regionais;
- Realização do JOER fase Regional Norte;
- Elaboração do relatório final do JOER e envio para a CEC/SEDUC;
- Organização da Delegação da Regional Norte para participação na fase Estadual do JOER;
- Participação na fase final do jogos escolares;
- Realização de Cursos de Capacitação para Educação Física e Desporto Escolar;
- Apoio aos professores da jurisdição em participação de encontros de educação Física estadual;
- Realização de estudos e sugestões aos órgãos específicos para implantação de Vilas Olímpicas nas 10 regionais do JOER;
- Implantação de programas de treinamentos de alto rendimentos para os alunos destaques;
- Curso, capacitações, treinamentos de valorização da educação física;
- Estudos e sugestões de implantações de Bolsa Atletas, bolsa Técnicos para os professores de educação física;
- Implantação de prêmios de gestão e valorização de professores e alunos;
- Busca junto a SEDUC de fortalecimento da infra-estrutura – instalações esportivas.Técnico Responśaveĺ: Nilton Azevedo
11. EDUCAÇÃO INTEGRAL - A educação integral constitui ação estratégica
para garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças,
aos adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem uma
contemporaneidade marcada por intensas transformações e
exigência crescente de acesso a conhecimento, nas relações
sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de
comunicação, na maior exposição aos efeitos das mudanças em
nível local, regional e internacional. Ela se dará por meio da
ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que
qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos
alunos. Não se trata, portanto, da criação ou recriação da
escola como instituição total, mas da implicação e da
articulação dos diversos atores sociais que já atuam na
garantia de direitos de nossas crianças e jovens na
co-responsabilidade por sua formação integral.
a) PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - É uma estratégia do Governo Federal
para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização
curricular, na perspectiva da Educação Integral.
b)
PROJETO GUAPORÉ – Visa implantar ações de Educação
Integral nas escolas da rede estadual, com ampliação da jornada
escolar e a criação de espaços de aprendizagem, incluindo as
perspectivas da cidadania, da diversidade e de respeito aos direitos
humanos com vistas à melhoria do desempenho escolar do estudante.
c) PROJETO
ENSINO MÉDIO INOVADOR - Fomentar
propostas inovadoras nos currículos das
escolas do Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e
financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo
dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade
contemporânea; Aumentar
gradativamente no mínimo 200 horas
da carga horária total do ano escolar em atividades e/ou disciplinas
pertinentes aos eixos temáticos propostos;
OBJETIVOS:
• Fomentar
propostas inovadoras nos currículos das escolas do Ensino
Fundamental e
Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro,
consoante à disseminação
da cultura de um currículo dinâmico,
flexível e compatível com as exigências do mundo
atual.
- Contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens;
- Alterar o ambiente escolar e ampliar a oferta de saberes, métodos, processos e conteúdos educativos.
- Acompanhar o desenvolvimento dos projetos nas escolas;
- Criar a atualizar arquivo com dados estatísticos sobre o programa;
- Promover formação para coordenadores responsáveis pelo projeto nas escolas;
Técnico
Responsável: Lenir Maria Ramos
12. ENSINO
PROFISSIONALIZANTE e GESTÃO DEMOCRÁTICA
Os cursos de
educação profissional técnica de nível médio, nas formas
articulada concomitante e sub-sequente, quando estruturados e
organizados em etapas com terminalidade, possibilitarão a obtenção
de certificados de qualificação para o trabalho após a conclusão,
com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificação
para no trabalho.
a)Programa
Escola de Fábrica - Iniciativa do Governo Federal que provê
cursos profissionalizantes em unidades formadoras, no próprio
ambiente de trabalho. Cada curso do programa pode ser oferecido em
uma das 20 (vinte) áreas profissionais reconhecidas pelo Conselho
Nacional de Educação. Os cursos têm a duração de 600 horas e são
compostos por três módulos; dois módulos de 120 horas; um módulo
de 360 horas, das quais 60 horas serão de aulas práticas. O
Programa tem por objetivo incluir jovens de baixa .renda no mercado
de trabalho por meio de cursos profissionalizantes em unidades
formadoras no próprio ambiente de trabalho, gerando renda e inclusão
social. Destinado a Jovens entre 16 e 24 anos, matriculados em escola
pública, no curso regular de Educação Básica – Ensino
Fundamental e Ensino Médio -, ou em programa de jovens e adultos –
EJA
- que comprovem
renda per capita de até um salário mínimo e meio.
b) Pronatec -
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da
Lei
nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa
Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como
objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de
cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a
população brasileira. Para tanto, prevê uma série de
subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e
financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a
brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
c) Gestão
Democrática
– para valorização de escolar públicas que queiram trabalhar com
experiências inovadoras e bem sucedidas;
Objetivos:
- Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores;
- Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica;
- Contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional;
- Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.
- Fornecer atendimento às escolas que participam do projeto;
- Criar e manter atualizado um arquivo com dados como número de alunos matriculados e cursos oferecidos;
Técnico Responsável:
Wilma Cândida de Oliveira
13. EDUCAÇÃO
TECNOLÓGICA
A educação
profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação
nacional, integra-se aos
diferentes níveis
e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência
e da tecnologia.
a) PROINFO –
É um Ambiente corporativo de aprendizagem que utiliza a
tecnologia internet e permite a concepção, a administração e o
desenvolvimento de diversos tipos de ações como cursos a distância,
complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos
colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância aos
processos de ensino e aprendizagem. Qualquer instituição pública
que pretenda ofertar cursos na modalidade a distância poderá
utilizá-lo gratuitamente.
b) CURSOS
TECNOLÓGICOS DA REN – Tem por objetivo disponibilizar formação
tanto para técnicos e coordenadores de laboratórios, como para
profissionais da educação que necessitem ampliar seu conhecimento
tecnológico;
Objetivos:
- Monitorar turmas que manifestem o desejo em participar do E-Proinfo;
- Acompanhar o desenvolvimento do Programa nas escolas que fizerem adesão ao projeto;
- Alimentar o Blog e Meios de Comunicação da Representação de Ensino;
Técnico
Responsável: Maria
Bethania Borges da Costa
- PROGRAMA DE FINANCIAMENTO A PROJETOS ESCOLARES – Tem a função de implementar ações de apoio técnico junto às escolas que façam adesão à Programas de apoio financeiro.Objetivos:
- Prestar assistência técnico-pedagógica de forma direta a escola e ao corpo docente;
- Avaliar continuamente o processo de ensino e aprendizagem em diferentes níveis a partir de indicadores de qualidade;
- Acompanhar e avaliar o desenvolvimento de planos, projeto s e ações possam contribuir para o aumento do rendimento escolar;
- Identificar constantemente quais prioridades de cada equipe gestora para prestar-lhes um melhor atendimento;
Projetos:
a) Profipes –
Programa de Apoio Financeiro.
b) PDE – Plano
de Desenvolvimento da Escola.
c) Conselho
Escolar – Implantação e Gestão Democrática.
d) PPP – Projeto
Político Pedagógico.
Técnico
Responsável: Iracema Francisca Pereira.
15. EQUIPE
FORMADORA - A Equipe Formadora
está dividido de forma a atender todos os Componentes Curriculares
da Educação Básica, que interagem entre si.
• Ciências
da Natureza, Matemática e suas tecnologias (Ciências, Biologia,
Física e Química) – Professora Patrícia Borges da Costa.
• Linguagem,
códigos e suas tecnologias: (Língua Portuguesa, Inglês,
Espanhol, Artes e Educação Física) – Professora Núria Sague.
• Ciências
Humanas (Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, História e
Geografia) – Professora Néa Mara Costa e Silva Caieiros;
• Pedagogo e
Supervisor Escolar
– Lisandra Roberto
- Orientador Educacional e Psicopedagogo – Professora Nilta Moreira
a)
PRO-LETRAMENTO - Programa de Formação Continuada de Professores
para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/ escrita e
matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é
oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries
iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade
do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;
Professoras:
Lenir Maria Ramos, Patrícia Borges da Costa, Iracema Francisca
Pereira e Mônica Klein.
b) Projeto
Fazer em Prática - Realizar formação continuada por meio de
oficinas pedagógicas, seções de estudos para os trabalhadores em
educação de acordo com cada área, diante da necessidade do
profissional.
Professora:
Núria Sague.
c)Programa de
Aperfeiçoamento da Leitura e Escrita – PRA LER - Programa de
formação continuada, na modalidade semi-presencial e presencial,
destinado à capacitação de professores alfabetizadores das séries
iniciais, proporcionando uma diversificação de opções
metodológicas para o processo de alfabetização. O principal
objetivo é fortalecer, dinamizar e instrumentalizar as práticas do
professor das séries iniciais. Procura resgatar e valorizar as
experiências positivas do professor e promover a reflexão sobre a
sua ação educativa, de forma que exerça um ato consequente do
processo educacional sob sua responsabilidade.
-
Professora: Mônica Klein.
d) Simpósio
Ser Educador - Oferecer aos
Educadores do ensino básico da rede estadual um espaço para a
teoria, reflexão, discussão e prática sobre conteúdos voltados
ao ensino aprendizagem dos componentes curriculares e situações do
cotidiano escolar.
Professora:
Érika Rosa
16. INSPEÇÃO
ESCOLAR - Operacionalizar
o trabalho de inspeção escolar, com compromisso de manter os
técnicos da secretaria atualizados em relação às legislações
educacionais e sua aplicação. Também é feito a orientação
de maneira pedagógica aos responsáveis pela aplicabilidade dos
documentos legais.
Objetivos:
- Orientação das atribuições dos gestores escolares;
- Orientar e verificar a Organização da Vida escolar da Escola;
- Orientação para Escrituração Escolar;
- Expedição e Recebimento de Transferência;
- Visitas in-loco para inspeção Escolar nas escolas da rede pública do Estado, Município de Ariquemes e Jurisdição;
- visitas in-loco quando solicitado pelo Conselho Estadual de Educação ou pela Secretaria Estadual de Educação;
- Atendimento e Respostas as solicitações de vagas escolares, realizadas pelo Conselho tutelar, Ministério Público e por pais e responsáveis;
- Analisar e Orientar quanto a documentos de alunos estrangeiros;
Técnicos
Responsáveis: Ângela
Neves da Silva Calderari
Maria de
Lourdes Fernandes da Silva
Mauro Monteiro
de Magalhães
Tereza Moraes
Erika
Candida Rosa
Portaria
nº186/11/GAB/SEDUC
Gerente Pedagógica