PEDAGÓGICO

1. FUNÇÕES DO SETOR PEDAGÓGICO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO DE ARIQUEMES-RO

A Representação de Ensino é uma Instituição Diretamente ligada à Seduc (Secretaria de Estado da Educação). É por meio das Representações de Ensino Que A SEDUC promove o atendimento às Escolas Públicas de cada Município. Decreto n. 9053/2000, em seu art. 56, esclarece que "As Representações de Ensino compete: Coordenar, supervisionar, Executar e Controlar as atividades educacionais de ensino, cultura e desporto escolar em nível de cada município, no âmbito de suas respectivas jurisdições .
Objetivo da Representação de Ensino: Facilitar Intercambio As relações entre os órgãos e unidades estruturais no Estado da Secretaria de Educação e Direções de Estabelecimentos de Ensino, viabilizar o apoio administrativo, uma assistência técnico-pedagógica e Manter o controle dos servidores atualizados.

1.1 - SESSÃO PEDAGÓGICA:
"A Seção Pedagógica compete orientar, supervisionar, apoiar e inspecionar as atividades desenvolvidas nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino na área de sua Jurisdição, Zelando pelo Cumprimento da Legislação de Ensino, em articulação com as Gerências, Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação." (Decreto n. 9053/2000 art. 57);

1.2 - SESSÃO ADMINISTRATIVA:
"A Seção Administrativa competem viabilizar o apoio administrativo à execução das atividades educativas, manter o controle pessoal de materiais, bens imóveis e móveis e outras atividades em sua área de competência, em articulação como dom Gerências, Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação. " (Decreto n. 9053/2000 art. 58);

1.3 - PRESTAÇÃO DE CONTAS
A Sessão de Prestação de Contas é responsável por orientar quanto à execução de recursos financeiros recebidos pelas escolas, bem como análise das prestações de conta destes recusros: PNAE, PROAFI, PROFIPES, PDDE, PME/PDE, também compete a este setor solicitar e comprovar diárias, acompanhar o processo de transporte escolar, assim como fiscalizar e garantir sua legitimidade.
 
1.4- GERENCIAPEDAGÓGICA:
  • Garantir o cumprimento da política educacional no Município e região;
  • Gerenciar e adotar mecanismos de implementação dos programas que assegurem a oferta da Educação Básica em suas modalidades e níveis de atuação;
  • Assegurar o cumprimento das ações educacionais estabelecidas no Plano de - PPA de Ação da Representação de Ensino;
  • Propor a implantação de Políticas Públicas no âmbito da Educação Básica.

 1. ALFABETIZAÇÃO
Iniciando-se aos seis anos de idade, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura da escrita e do cálculo;
Objetivos:
  • Assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes educacionais, com o objetivo de proporcionar Formação Continua e Assistência Pedagógica visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
  • Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviços educacionais prestados à clientela escolar;
  • Prestar assistência e assessoramento pedagógico à Alfabeizção Educacional, compreendida entre o 1º ano ao 3º ano escolar;
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
  • Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;
  • Estabelecer metas e acompanhar escolas com baixo índice de aprovação;
  • Acompanhamento do índice do Ideb nas escolas;
  • Acompanhamento do Projeto Violão nas escolas;
Técnico Responsável: Dalva Lengruber de Moraes


2. ENSINO FUNDAMENTAL I
A educação básica tem por finalidades desenvolver o
educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Objetivo:
  • Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviço educacionais prestados à clientela escolar;
  • Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal I, compreendido entre o 4º e 5º ano nas escolas;
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
  • Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;
  • Estabelecer metas e acompanhar escolas com baixo índice de aprovação;
  • Acompanhamento do índice do Ideb nas escolas;
  • Acompanhar Programa Nacional do Livro Didático – PNLD
nas escolas;
  • Acompanhar as atividades desenvolvidas com as Mesas educacionais;
  • Acompanhar a escolha do livro didático do Ensino Fundamental;
  • Acomapanhar e promover assistência à Prova Brasil aplicada nas escolas;
  • Acompanhar projetos de Educação para o Trânsito, na forma de tema transversal nas escolas;
  • Capacitação para professores e Coordenadores Pedagógicos na metodologia do Programa CAA para Alunos do Ensino Fundamental de 1o ao 5o ano em defasagem;
  • Assessoramento ás escolas que atuam com as classes de aceleração.
Técnico Responsável: Patrícia Borges da Costa

3. ENSINO FUNDAMENTAL II - Tem a função de difundir os valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos de respeito
ao bem comum, acompanhamento das condições de escolaridade dos
alunos em cada estabelecimento;

Objetivos:
  • Assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes ducacionais, com o objetivo de proporcionar Formação Continua e Assistência Pedagógica visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
  • Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviços educacionais prestados à clientela escolar;
  • Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal compreendido entre o 6º e o 9º ano nas escolas;
  • Educação Religiosa: Implementar e Coordenar o processo de formação continuada para o Ensino Religioso na rede estadual de ensino.
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
  • Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;
  • Estabelecer metas e acompanhar escolas com baixo índice de aprovação;
  • Acompanhamento do índice do Ideb nas escolas;
Técnico Responsável: Néa Mara Costa SilvaCaieiros

4. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - Trabalha diretamente com os orientadores escolares, ajudando-os em desenvolvimento de projetos para compreenção do comportamento dos estudantes e seu agir, assim como a relação a eles, tanto individualmente ou em grupo, no âmbito do ensino de 1º e 2º graus, visando o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas.
Objetivos:
      • Promover a Educação inclusiva no Sistema Estadual de Ensino;
      • Firmar parcerias com instituições para contribuírem com as políticas publicas de inclusão no sistema de ensino;
      • Assessorar as Representações de Ensino quanto a execução das políticas públicas pertinentes a educação inclusiva;
      • Assegurar o cumprimento das políticas e diretrizes educacionais, com o objetivo de proporciona Formação Continua e Assistência Pedagógica visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
      • Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviços educacionais prestados à clientela escolar;
      • Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal;
      • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos , orientador e técnico da sala de recurso atendido;
      • Criar e manter arquivo com alunos atendidos por Necessidade Especial;

  5. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - É destinado à pessoas matriculadas ou não em escolas, residentes no Brasil ou no exterior, que estão acima da faixa etária própria para cursar o ensino regular e ainda não concluíram essa etapa da escolarização. Também poderá servir como instrumento para a avaliação dosprogramas da Educação de Jovens e Adultos.

Objetivos:
  • Promover meios para o cumprimento das políticas e diretrizes educacionais relativas à Educação de Jovens e Adultos;
  • Planejar, orientar, coordenar, supervisionar e executar as atividades educacionais da Educação de Jovens e Adultos do Sistema de Ensino.
  • Realizar estudos em articulação para avaliar, planejar e adequar a oferta da Educação de Jovens e Adultos;
  • Assistir a Gerência de Educação na formulação da política governamental na área da Educação de Jovens e Adultos.
  • Zelar pelo cumprimento das decisões dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação;
  • Planejar, orientar, coordenar, executar e supervisionar as atividades educacionais da EJA na rede pública estadual de ensino de Rondônia;
  • Realizar estudos, para avaliar, planejar e adequar à oferta da EJA;
  • Organizar e acompanhar o ENCEJA;
  • Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao EJA;
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
  • Criar e manter arquivo com percentual de alunos concluintes;
  • Estabelecer metas e acompanhar baixo índice de aprovação e desistência;
Cursos Oferecidos no sistema EJA:
Curso Modular, de organização assistemática e de conclusão de nível fundamental e médio;
Curso Telensino, de organização sistemática e de conclusão de nível fundamental e médio;
Curso Semestral, de organização sistemática e em anos escolares;
Exames de circulação de estudos, em conclusão de nível fundamental e médio;
Exames gerais, em conclusão de nível fundamental e médio;
Escolarização e profissionalização para população rural;
Escolarização para as comunidades, prisional e no sistema socioeducativo.
  • Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se
aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes
públicas – municipais e estaduais
  • Profuncionário é um curso de educação á distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções de apoio nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica.
Técnico Responsável: Edilaine Ronconi


6. EDUCAÇÃO ESPECIAL - Entende-se por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida prefe rencialmente na rede regular de ensino, para educan dos portadores de necessidades especiais.

Objetivos:
  • Coordenação de Apoio Pedagógico a EDUCANDOS com Deficiência Visual;
  • Coordenação de Apoio pedagógico a Educandos com Surdez;
  • Coordenação de Apoio Pedagógico e Educandos com Deficiência intelectual e Múltipla;
  • Coordenação de Apoio Pedagógico a Educandos com Transtorno Globais do Desenvolvimento;
  • Coordenação de Atividades e Altas Habilidades.
  • Prestar assistência e assessoramento pedagógico aos professores coordenadores da sala de recurso;
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos e professores atendidos;
  • Criar e manter arquivo com percentual de aprovação;
    Técnico Responsável: Nilta Moreira
 
7. ENSINO MÉDIO - O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, deve consolidar o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, assim como a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, aprimorando, se ocupando ou aperfeiçoando, conforme desejo ou necessidade.

Objetivos:
  • Melhorar o processo ensino aprendizagem do Ensino Básico da rede estadual de ensino;
  • Definir de forma clara e objetiva o papel dos professores dentro do processo ensino-aprendizagem (oficinas);
  • Qualificar os docentes do Ensino Básico na formação continuada;
  • Auxiliar os professores de forma diferencial no que se refere ao planejamento, avaliação, projetos, etc.;
  • Direcionar, divulgar, acompanhar e avaliar as escolas os projetos enviados pela SEDUC Porto Velho.
  • Elaborar, organizar e executar o projeto: Fazer em Prática;
  • Prestar assistência e assessoramento pedagógico ao Ensino Fundametal;
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos , orientador e técnico da sala de recurso atendido;
  • Criar e manter arquivo com alunos atendidos por Necessidade Especial;
    Técnico Responsável: Núria Sague

8. EDUCAÇÃO DO CAMPO - Destinado à alunos concluintes do Ensino Fundamental que moram na zona rural, com princípios próprios e peculiares da regiao. A educação no campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas
A Educação no Campo atende às especificidades e oferece uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo – agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, seringueiros. O grande objetivo da Educação do Campo é, portanto, garantir para os povos do campo uma Educação Básica comprometida com um modelo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito.
Objetivos:
  • Formar os jovens para desenvolverem suas atividades profissionais nas áreas onde vivem;
  • Formar os Monitores para a educação dos jovens e das unidades-família;
  • Consolidar um centro de difusão de tecnologias de produção agropecuária, agroindustrialização e de preservação ambiental, a partir de parcerias estabelecidas com instituições de pesquisa;
  • Ministrar cursos de curta duração, para servir como veículos eficazes de difusão de tecnologias adaptadas à agricultura familiar;
  • Prestar assistência e assessoramento pedagógico à Educação do Campo;
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número de alunos atenidos;
  • Criar e manter arquivo do atendimento ao transporte escolar;Organizar arquivo com solicitações dos grupos rurais por escolas e salas de aula, assim como sua adequação;
Projetos:
A) Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade

B) Projovem Campo – Saberes da Terra é desenvolver políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que oportunizem a jovens agricultores familiares, excluídos do sistema formal de ensino, a escolarização em ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, integrada à qualificação social e profissional. 

Técnico Responsável: Joelma Soares Quaresma 


9. COORDENAÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR -Considerando a função formadora, o coordenador deve viabilizar a qualificação continuada dos supervisores, para posterior trabalho direcionado ao professor, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes. O coordenador da supervisão é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade. 

Objetivos:
  • Realizar reuniões mensais com os supervisores escolares;
  • Promover a elaboração de propostas e projetos pedagógicos que contribuam para a elaboração dos níveis de qualidade do ensino e dos serviço educacionais prestados à clientela escolar;
  • Criar e manter alimentado uma tabela com número supervisores atendidos;
  • Estudar as legislações escolares;
  • Estudar os PCNs;
  • Estudar novas metodologias e técnicas de Ensino;
  • Promover o cumprimento do Plano Estadual de Educação;
  • Acompanhar o quadro de lotação das escolar e zelar para o cumprimento da Lei 420; 

    Técnico Responsável: Lisadra Roberto


10.  ESPORTE, CULTURA E LAZER
  • Realização de reunião técnica – repasse da programação do ano letivo 2012;
  • Planejamento de Educação Física para o ano letivo, seguindo a programação da CEC/SEDUC;
  • Realização encontro Regional dos Professores de Educação Física – Temas a definir com a CEC/SEDUC- Gerência Pedagógica;
  • Seminário Regional de Desporto Educacional;
  • Visitas técnicas as escolas da jurisdição;
  • Apoio as atividades internas das escolas;
  • Realização de atividades de Intercâmbio entre as escolas da regional e do estado;
  • Realização de congresso Técnico do JOER nas 4 fases;
  • Distribuição de material esportivo para as escolas da jurisdição;
  • Implantação de projetos de educação física e desporto educacional;
  • Acompanhamento das horas treinamento esportivos escolar;
  • Reunião para assuntos das atividades culturais;
  • Apoio aos festivais Culturais internos escolares;
  • Realização da amostra cultural Escolar;
  • Realização do JOER fase Regional Norte;
  • Apoio as Escolar na preparação para a participação no Jogos escolares regionais;
  • Realização do JOER fase Regional Norte;
  • Elaboração do relatório final do JOER e envio para a CEC/SEDUC;
  • Organização da Delegação da Regional Norte para participação na fase Estadual do JOER;
  • Participação na fase final do jogos escolares;
  • Realização de Cursos de Capacitação para Educação Física e Desporto Escolar;
  • Apoio aos professores da jurisdição em participação de encontros de educação Física estadual;
  • Realização de estudos e sugestões aos órgãos específicos para implantação de Vilas Olímpicas nas 10 regionais do JOER;
  • Implantação de programas de treinamentos de alto rendimentos para os alunos destaques;
  • Curso, capacitações, treinamentos de valorização da educação física;
  • Estudos e sugestões de implantações de Bolsa Atletas, bolsa Técnicos para os professores de educação física;
  • Implantação de prêmios de gestão e valorização de professores e alunos;
  • Busca junto a SEDUC de fortalecimento da infra-estrutura – instalações esportivas.
    Técnico Responśaveĺ: Nilton Azevedo
 
11. EDUCAÇÃO INTEGRAL - A educação integral constitui ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, aos adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformações e exigência crescente de acesso a conhecimento, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição aos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional. Ela se dará por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos. Não se trata, portanto, da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da implicação e da articulação dos diversos atores sociais que já atuam na garantia de direitos de nossas crianças e jovens na co-responsabilidade por sua formação integral.

a) PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - É uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

b) PROJETO GUAPORÉ – Visa implantar ações de Educação Integral nas escolas da rede estadual, com ampliação da jornada escolar e a criação de espaços de aprendizagem, incluindo as perspectivas da cidadania, da diversidade e de respeito aos direitos humanos com vistas à melhoria do desempenho escolar do estudante.

c) PROJETO ENSINO MÉDIO INOVADOR - Fomentar propostas inovadoras nos currículos das escolas do Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea; Aumentar gradativamente no mínimo 200 horas da carga horária total do ano escolar em atividades e/ou disciplinas pertinentes aos eixos temáticos propostos;

OBJETIVOS:
•    Fomentar propostas inovadoras nos currículos das escolas do Ensino Fundamental e    
      Médio,   disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação 
      da   cultura    de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências do mundo  
       atual.
  • Contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens;
  • Alterar o ambiente escolar e ampliar a oferta de saberes, métodos, processos e conteúdos educativos.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos nas escolas;
  • Criar a atualizar arquivo com dados estatísticos sobre o programa;
  • Promover formação para coordenadores responsáveis pelo projeto nas escolas;
Técnico Responsável: Lenir Maria Ramos


12. ENSINO PROFISSIONALIZANTE e GESTÃO DEMOCRÁTICA
Os cursos de educação profissional técnica de nível médio, nas formas articulada concomitante e sub-sequente, quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, possibilitarão a obtenção de certificados de qualificação para o trabalho após a conclusão, com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificação para no trabalho.

a)Programa Escola de Fábrica - Iniciativa do Governo Federal que provê cursos profissionalizantes em unidades formadoras, no próprio ambiente de trabalho. Cada curso do programa pode ser oferecido em uma das 20 (vinte) áreas profissionais reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação. Os cursos têm a duração de 600 horas e são compostos por três módulos; dois módulos de 120 horas; um módulo de 360 horas, das quais 60 horas serão de aulas práticas. O Programa tem por objetivo incluir jovens de baixa .renda no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes em unidades formadoras no próprio ambiente de trabalho, gerando renda e inclusão social. Destinado a Jovens entre 16 e 24 anos, matriculados em escola pública, no curso regular de Educação Básica – Ensino Fundamental e Ensino Médio -, ou em programa de jovens e adultos – EJA
- que comprovem renda per capita de até um salário mínimo e meio.

b) Pronatec - Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

c) Gestão Democrática – para valorização de escolar públicas que queiram trabalhar com experiências inovadoras e bem sucedidas;

Objetivos:
  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores;
  • Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional;
  • Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.
  • Fornecer atendimento às escolas que participam do projeto;
  • Criar e manter atualizado um arquivo com dados como número de alunos matriculados e cursos oferecidos;
Técnico Responsável: Wilma Cândida de Oliveira

13. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos
diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

a) PROINFO – É um Ambiente corporativo de aprendizagem que utiliza a tecnologia internet e permite a concepção, a administração e o desenvolvimento de diversos tipos de ações como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância aos processos de ensino e aprendizagem. Qualquer instituição pública que pretenda ofertar cursos na modalidade a distância poderá utilizá-lo gratuitamente.

b) CURSOS TECNOLÓGICOS DA REN – Tem por objetivo disponibilizar formação tanto para técnicos e coordenadores de laboratórios, como para profissionais da educação que necessitem ampliar seu conhecimento tecnológico;

Objetivos:
  • Monitorar turmas que manifestem o desejo em participar do E-Proinfo;
  • Acompanhar o desenvolvimento do Programa nas escolas que fizerem adesão ao projeto;
  • Alimentar o Blog e Meios de Comunicação da Representação de Ensino;
Técnico Responsável: Maria Bethania Borges da Costa

  1. PROGRAMA DE FINANCIAMENTO A PROJETOS ESCOLARES – Tem a função de implementar ações de apoio técnico junto às escolas que façam adesão à Programas de apoio financeiro.
    Objetivos:
  • Prestar assistência técnico-pedagógica de forma direta a escola e ao corpo docente;
  • Avaliar continuamente o processo de ensino e aprendizagem em diferentes níveis a partir de indicadores de qualidade;
  • Acompanhar e avaliar o desenvolvimento de planos, projeto s e ações possam contribuir para o aumento do rendimento escolar;
  • Identificar constantemente quais prioridades de cada equipe gestora para prestar-lhes um melhor atendimento;
Projetos:
a) Profipes – Programa de Apoio Financeiro.
b) PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola.
c) Conselho Escolar – Implantação e Gestão Democrática.
d) PPP – Projeto Político Pedagógico.
Técnico Responsável: Iracema Francisca Pereira.



15. EQUIPE FORMADORA - A Equipe Formadora está dividido de forma a atender todos os Componentes Curriculares da Educação Básica, que interagem entre si.
Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (Ciências, Biologia, Física e Química) – Professora Patrícia Borges da Costa.
Linguagem, códigos e suas tecnologias: (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física) – Professora Núria Sague.
Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, História e Geografia) – Professora Néa Mara Costa e Silva Caieiros;
Pedagogo e Supervisor Escolar – Lisandra Roberto 
  • Orientador Educacional e Psicopedagogo – Professora Nilta Moreira
 a) PRO-LETRAMENTO - Programa de Formação Continuada de Professores para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/ escrita e matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;
Professoras: Lenir Maria Ramos, Patrícia Borges da Costa, Iracema Francisca Pereira e Mônica Klein.

b) Projeto Fazer em Prática - Realizar formação continuada por meio de oficinas pedagógicas, seções de estudos para os trabalhadores em educação de acordo com cada área, diante da necessidade do profissional.
Professora: Núria Sague.
 
c)Programa de Aperfeiçoamento da Leitura e Escrita – PRA LER - Programa de formação continuada, na modalidade semi-presencial e presencial, destinado à capacitação de professores alfabetizadores das séries iniciais, proporcionando uma diversificação de opções metodológicas para o processo de alfabetização. O principal objetivo é fortalecer, dinamizar e instrumentalizar as práticas do professor das séries iniciais. Procura resgatar e valorizar as experiências positivas do professor e promover a reflexão sobre a sua ação educativa, de forma que exerça um ato consequente do processo educacional sob sua responsabilidade.
  1. Professora: Mônica Klein.
    d) Simpósio Ser Educador - Oferecer aos Educadores do ensino básico da rede estadual um espaço para a teoria, reflexão, discussão e prática sobre conteúdos voltados ao ensino aprendizagem dos componentes curriculares e situações do cotidiano escolar.
Professora: Érika Rosa
 
16. INSPEÇÃO ESCOLAR  - Operacionalizar o trabalho de inspeção escolar, com compromisso de manter os técnicos da secretaria atualizados em relação às legislações educacionais e sua aplicação. Também é feito a orientação de maneira pedagógica aos responsáveis pela aplicabilidade dos documentos legais. 
Objetivos:
        • Orientação das atribuições dos gestores escolares;
        • Orientar e verificar a Organização da Vida escolar da Escola;
        • Orientação para Escrituração Escolar;
        • Expedição e Recebimento de Transferência;
        • Visitas in-loco para inspeção Escolar nas escolas da rede pública do Estado, Município de Ariquemes e Jurisdição;
        • visitas in-loco quando solicitado pelo Conselho Estadual de Educação ou pela Secretaria Estadual de Educação;
        • Atendimento e Respostas as solicitações de vagas escolares, realizadas pelo Conselho tutelar, Ministério Público e por pais e responsáveis;
        • Analisar e Orientar quanto a documentos de alunos estrangeiros;
Técnicos Responsáveis: Ângela Neves da Silva Calderari
Maria de Lourdes Fernandes da Silva
Mauro Monteiro de Magalhães
Tereza Moraes



Erika Candida Rosa
Portaria nº186/11/GAB/SEDUC
Gerente Pedagógica