1 de dezembro de 2011

Você conhece a ciência numismática?

A palavra é difícil: numismática! Mas o assunto é bem interessante. Esta ciência nada mais é do que o estudo das moedas. Cabe ao numismata analisar as moedas por diferentes métodos e buscando nelas diferentes informações. A numismática faz uso de diversas áreas do conhecimento para estudar as moedas, buscando identificá-las e situá-las no tempo histórico.
Para analisar uma moeda, o numismata precisa gostar de história, isto porque, quando uma moeda é analisada, ele descobre várias características da vida de um povo, como a economia local, como e quando elas eram utilizadas, entre outras coisas.
História da moeda: Elas são peças metálicas mandadas cunhar por uma autoridade para servir de dinheiro, ou seja, para que com ela possam se executar transações comerciais e pagamentos de dívidas. As moedas metálicas surgiram por volta de 2000 a.C., mas, como não existia um padrão e nem eram certificadas, era necessário pesá-las antes das transações e verificar a sua autenticidade. Só por volta do século VII a.C. é que se procedeu à cunhagem das moedas. Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica.
Abaixo temos dois vídeos bem interessantes sobre a história do dinheiro. Com uma linguagem didática, ele consegue mostrar como as moedas surgiram no Brasil e no mundo. E o melhor, é uma ótima oportunidade de conversar com o seu filho sobre Educação Financeira.

fonte: Blog do Varejão do Estudante

Post.Bethânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário