13 de junho de 2011

Dia 30 é prazo final para informação de beneficiários do Bolsa Família




 
 Gestores da educação precisam até o final do mês, 30 de junho, para informar a frequência dos alunos cadastrados no Programa Bolsa Família, caso contrário poderá ter o benefício bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que administra os recursos.  A Coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Lucilene Kalki, disse que a falta de informação correta sobre a escola dos filhos no Cadastro Único dos Programas Sociais leva ao bloqueio do Bolsa Família.
A regra para participação no Bolsa Família é ter renda per capita mensal de até R$ 120. A contrapartida é que as famílias beneficiárias mantenham seus filhos ou dependentes com freqüência na escola e vacinados. O programa visa a reduzir a pobreza a curto e em longo prazo através de transferências condicionadas de capital, e que visa a quebrar o ciclo geracional da pobreza de geração em geração.
A coordenadora estadual participou mês passado do VI Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais de Freqüência Escolar, em Brasília, onde foi debatido o relatório final consolidado no V Seminário, sobre os desafios enfrentados desde 2004 a 2010.
“A educação sempre valorizou o programa bolsa família, visando combater a repetência e evasão escolar no Estado. Um dos objetivos para que as famílias de baixa renda recebam o beneficio é que seus os filhos estejam matriculados e freqüentando a escola. Foi discutido o projeto 2011, e estamos realizando reuniões a todos os municípios e distritos, escolas estaduais e municipais,  repassando a nova Legislação e normas do MEC, aos responsáveis pelo o Programa “ – informou Kalki.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acompanha os indicadores de avaliação e busca reverter índices de evasão escolar no ensino fundamental e médio. Em 2005, havia mais de 20.000 alunos sem informação de freqüência, atualmente existem 4.500 alunos a serem localizados, “mas o trabalho em equipe e as parcerias das secretarias municipais com a Estadual para localização dos alunos, tem sido de grande contribuição” – disse a coordenadora.


 
Fonte: Seduc/Bolsa Família
Autor: Aurimar Lima




Post.Bethânia

Um comentário:

  1. Muito interessante isso!
    Gostei do site..
    se possivel visite o nosso e deixe seu comentario... e se quizer adicionar nosso link ai fique avontade...

    Equipe Sonho Meu (www.escolasonhomeu.tk)

    ResponderExcluir