12 de maio de 2011

Governo realiza treinamento para representantes de ensino

 Começou nesta terça-feira (10) o treinamento técnico comportamental dirigido aos representantes de ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e assessores, realizado pelo governo do Estado. A abertura solene aconteceu no auditório do Rondon Palace Hotel, com a participação do secretario de estado da educação Jorge Elarrat, da secretaria adjunta Neila Myrria e o assessor especial do governo Mario Jorge. Trinta e cinco representantes de ensino, entre dezenas de técnicos e assessores participarão durante dois dias de palestras e debates técnicos específicos sobre o funcionamento institucional da Seduc. O trabalho tem como finalidade repensar as representações e seu papel fundamental no triângulo: representações, escola e comunidade.
 A secretária de educação Neila Myrria deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do evento para o bom funcionamento da secretaria. O secretario de educação Jorge Elarrat disse que a secretaria precisa ter voz para chegar a todo o Estado e as representações fazem este aporte. “Com o evento buscamos alinhar o trabalho de acordo com a nossa necessidade, promovendo a interrelação entre os segmentos de gestão” – disse. O assessor especial do governo Mário Jorge disse que a iniciativa é mais uma ação de compromisso do governo com a sociedade, que demonstra a democracia e a gestão participativa. “O representante de ensino tem um papel importante na gestão educacional e precisa ser valorizado na função que exerce intermediando as políticas públicas estaduais nas esferas municipais” – enfatizou.
Roteiro
No primeiro dia o treinamento começou com a apresentação da assessora pedagógica Maria da Conceição sobre as competências da representação de ensino e a estrutura organizacional da mesma, inclusive a relação com os gestores escolares. Em seguida o sub gerente do núcleo de apoio aos municípios Hudson Gôes Caetano e a chefe do setor de lotação, Mirlem Graziele Gomes de Almeida, falaram sobre as tipologias das representações e os respectivos quantitativos de servidores lotados,
A coordenadora administrativa pedagógica Rita de Cássia Ramalho Rocha na tarde do evento apresentou uma palestra com o tema “O representante como líder”, que tem como foco a gestão, planejamento, ética, conflitos, entre outros assuntos que propõe atitude pró-ativa. No segundo dia o diretor de comunicação do governo Fred Perillo fará uma palestra especifica sobre comunicação institucional, e assessora pedagógica Maria da Conceição falará sobre a comunicação funcional, que culminará com uma proposta de organograma da SEDUC, descrevendo quais os programas e projetos existentes em cada gerência.
O treinamento termina na quarta-feira (11) com exposição dos trabalhos da secretaria no âmbito administrativo, financeiro, jurídico e apresentação de indicadores educacionais.  Os gestores municipais foram informados sobre implantação dos Conselhos escolares e processo de eleição de diretores e vice-diretores, educação profissional, ensino especial, programas federais e estaduais que são executados nas escolas da rede estadual, entre orientações sobre prestação de contas, convênios e tomada de contas.
 
 
Fonte: Ass. Imprensa
Autor: Aurimar Lima

Post.Bethânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário