28 de fevereiro de 2011

Critérios para a organização das sugestões de eixos, competências, habilidades e conhecimentos requeridos para os componentes curriculares.

As organizações das sugestões contidas na Matriz Curricular se configuram, assim,       
                                     em   quadros que sintetizam:                                                                                                                                                                                 a) Os eixos norteadores:   Funcionam como um norte, a orientar todas as ações que forem desencadeadas na escola: os temas, o modo de tratamento dos temas, as relações estabelecidas entre educadores e educandos, as formas de acesso ao conhecimento etc.
Eixos Norteadores: Leitura e Interpretação
Competências:
·         Ser capaz de compreender, ler, produzir e interpretar textos de diferentes gêneros do discurso, usando as modalidades orais e escritas, adequando  às diferentes exigências do contexto social.
·         Ter domínio e segurança para escolher entre muitas trajetórias e esquemas possíveis de leitura.

  





b) Competências do componente curricular: Permite ao aluno a mobilização de conhecimentos adquiridos a fim de que possa enfrentar  diversas situações  encontrando vários recursos, no momento e na forma adequada. ”Meu objetivo é que até o fim do ano letivo o aluno seja capaz de...”    ”Saber Ser.”


c) As habilidades do componente curricular: É o saber-fazer. São as experiências que serão vivenciadas pelos alunos a partir do tema proposto. É o saber como. São as técnicas e os conhecimentos  aliados ao saber nato. “Nesse bimestre meu objetivo é que o aluno saiba...”    “Saber Fazer.”
Habilidades
·         Identificar o contexto interpretativo contido no texto.
·         Localizar e relacionar informações implícitas nos  textos.
·         Identificar os elementos de composição do texto.
·         Identificar os diversos gêneros presentes no texto.
e) Conhecimentos  Requeridos: São os conhecimentos específicos de cada componente curricular, considerando a perspectiva interdisciplinar preconizada em cada bimestre. ”Conteúdos bimestrais.”



Conhecimentos Requeridos:
·         Texto
·         Composição  e Gênero textual.
Modelo da Matriz Curricular:



Eixos Norteadores: Leitura e Interpretação de texto
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Série/Ano: 6º ano
Competências
                 Habilidades
Conhecimentos  Requeridos

·            Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento;
·            Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.
                  1º Bimestre

  • Conjuntos
  • Sistema de Numeração
  • Números Naturais
•Reconhecer a necessidade de ampliação do conjunto dos números naturais;
•Reconhecer a importância dos números: quais são, onde são usados, dados históricos sobre eles, como são escritos e lidos no sistema de numeração;
·  












   
Observação importante: A Avaliação permanece descrita de acordo com o Regimento de cada Escola assim como quaisquer outras informações ( Objetivo Geral, específico ,Metodologia,Bibliografia,etc.).

                    Dep.Pedag.Ren/Seduc/Arq.
                                Março/2011



Post.Bethânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário