em quadros que sintetizam: a) Os eixos norteadores: Funcionam como um norte, a orientar todas as ações que forem desencadeadas na escola: os temas, o modo de tratamento dos temas, as relações estabelecidas entre educadores e educandos, as formas de acesso ao conhecimento etc.
Eixos Norteadores: Leitura e Interpretação |
Competências: |
· Ser capaz de compreender, ler, produzir e interpretar textos de diferentes gêneros do discurso, usando as modalidades orais e escritas, adequando às diferentes exigências do contexto social. · Ter domínio e segurança para escolher entre muitas trajetórias e esquemas possíveis de leitura. |
b) Competências do componente curricular: Permite ao aluno a mobilização de conhecimentos adquiridos a fim de que possa enfrentar diversas situações encontrando vários recursos, no momento e na forma adequada. ”Meu objetivo é que até o fim do ano letivo o aluno seja capaz de...” ”Saber Ser.”
c) As habilidades do componente curricular: É o saber-fazer. São as experiências que serão vivenciadas pelos alunos a partir do tema proposto. É o saber como. São as técnicas e os conhecimentos aliados ao saber nato. “Nesse bimestre meu objetivo é que o aluno saiba...” “Saber Fazer.”
Habilidades |
· Identificar o contexto interpretativo contido no texto. · Localizar e relacionar informações implícitas nos textos. · Identificar os elementos de composição do texto. · Identificar os diversos gêneros presentes no texto. |
e) Conhecimentos Requeridos: São os conhecimentos específicos de cada componente curricular, considerando a perspectiva interdisciplinar preconizada em cada bimestre. ”Conteúdos bimestrais.”
Conhecimentos Requeridos: |
· Texto · Composição e Gênero textual. |
Modelo da Matriz Curricular:
Eixos Norteadores: Leitura e Interpretação de texto | ||
Componente Curricular: Língua Portuguesa | Série/Ano: 6º ano | |
Competências | Habilidades | Conhecimentos Requeridos |
· Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento; · Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade. | 1º Bimestre |
|
•Reconhecer a necessidade de ampliação do conjunto dos números naturais; •Reconhecer a importância dos números: quais são, onde são usados, dados históricos sobre eles, como são escritos e lidos no sistema de numeração; |
·
Observação importante: A Avaliação permanece descrita de acordo com o Regimento de cada Escola assim como quaisquer outras informações ( Objetivo Geral, específico ,Metodologia,Bibliografia,etc.).
Dep.Pedag.Ren/Seduc/Arq.
Março/2011
Post.Bethânia
Nenhum comentário:
Postar um comentário