17 de abril de 2011

PEDAGOGIA DE ALTERNÂNCIA


A Equipe de professores de Educação do Campo e a Representação de Ensino de Ariquemes esteve presente na EFA – Escola Agrícola do Vale do Paraíso em Ouro Preto do Oeste, com o objetivo de conhecer outras práticas pedagógicas para aprimoramento profissional do grupo. Prontamente recebidos pelo Diretor e professor André que fez uma palestra sobre o funcionamento da instituição: Metodologia Aplicada, Pedagogia da Alternância, Aulas Práticas na EFA.

A constituição básica da escola está centrada nos valores familiares. Para ser matriculado, o aluno deve morar na zona rural, uma vez que as atividades da escola incluem a dinâmica agrícola no currículo estrutural. Em geral os alunos que chegam à escola com histórico de rebeldia e dificuldade de convívio (nos dias de hoje isto é visto na maioria das famílias brasileiras, independente da renda familiar ou do lugar onde se vive), e tem seu comportamento modificado.

Alguns procedimentos são claros na instituição:
a) A valorização do convívio familiar;
b) O estabelecimento e a a prática de regras a se cumprir;
c) A observância do Regimento Interno, que é estudado pelos alunos e pela família para que seja feito um acompanhamento das atividades desenvolvidas.

O relacionamento familiar também é desenvolvido entre alunos e professores, uma vez que passam a dinamizar uma estrutura com todos os atributos pertinentes ao convívio social.
Entre os afazeres desenvolvidos, alunos precisam registrar os eventos escolares e suas tarefas individuais em dois cadernos:
      1. Caderno de Alternância, onde escrevem um resumo das atividades diárias e também anotam as tarefas que deverão realizar no período em que ficam com a família, pois o aluno alterna 15 dias na escola, estudando componentes da grade curricular nacional e também disciplinas ou sessões como é chamado, voltados ao conhecimento agrícola e o convívio humano e 15 dias com a família onde continuam com uma rotina diária de exercícios vistos e programados anteriormente no período de aula regular.
      2. Caderno da Realidade, uma espécie de diário onde o aluno faz relatórios sobre seu aprendizado e conhecimento.
É importante destacar a forma da avaliação da instituição que inclui 60% da nota por componente curricular e 40% é feito através de um Conselho Escolar, que inclui a direção da escola, professores e o aluno avaliado participando do processo, onde devem chegar a um consenso sobre a nota que será aplicada a todos os componentes, incluso: aprendizagem, convivência, tarefas teóricas e práticas.

Na EFA (Escola Familiar Agrícola o conceito FAMÍLIA é solidificado em todo o processo escolar, destacando a característica da escola que é humanizar o ensino.

Ao final da visita, os professores tiveram a oportunidade de entrevistar os alunos e, foi extremamente surpreendente as falas destes, que se mostraram com um conhecimento profundo dos conteúdos regulares, assim como uma propriedade ao falar em público, sobre seu próprio devolvimento , bem como com todos os acontecimentos da instituição. Vários alunos disseram que sentem saudade da escola quando estão em casa, uma vez que as pessoas da instituição agora também são sua família. Também ficou evidente que o acompanhamento de todas esferas da instituição pelos progenitores é essencial para o sucesso da mesma.

Ficou claro ao grupo que de um modo geral o foto de que a educação tem muito a crescer, principalmente se tiver oportunidade de espelhar-se em instituições como esta observada, que consegue engrenar tão bem os valores humanizadores ao ensino regular, sem perder a qualidade fundamental do ensino: “Educar para a vida.”



Erika Rosa
Joelma SoaresQuaresma

Um comentário:

  1. Nossa que bom que a vocês fizeram essa visita sempre gostei da metodologia da EFA, meus primos estudaram la e meus tios ainda contribuiem para o bom funcionamento,tem uma festa anual ótima em junho.
    Rosemary, EEEFMLR, Alto Paraíso.

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