21 de abril de 2011

Como ensinar as irregularidades ortográficas

Na Escola Projeto Vida, a professora Edivânia ajudou a turma a identificar palavras que fugiam às regularidades. Os alunos registraram todas elas em um cartaz. Edivânia acompanhou a frequência do uso do material até que os
estudantes memorizassem as grafias. Foto: Raoni Maddalena

 A ausência de regras ortográficas para algumas palavras faz com que as crianças (e muitos adultos) tenham dúvidas sobre como escrevê-las. A consulta ao dicionário e a produção de cartazes ajudam a turma a aprender como usar as grafias corretas com segurança.Na Escola Projeto Vida, a professora Edivânia ajudou a turma a identificar palavras que fugiamàs regularidades. Os alunos registraram todas elas em um cartaz. Edivânia acompanhou afrequência do uso do material até que osestudantes memorizassem as grafias.
"O omem saiu de caza e foi pacear de ônibus pela sidade." Essa frase, cheia de erros ortográficos, causa estranhamento para muitas pessoas, mas certamente não para você, professor. Muitos alunos já escreveram coisas parecidas, não?  Mesmo trabalhando as regras de ortografia, como as que determinam o uso de R e RR, a turma continua grafando alguns termos de maneira equivocada. Natural. A Língua Portuguesa tem muitas palavras que não obedecem a nenhuma regra.  A regularidade existe quando é possível prever a escrita de um termo sem nunca tê-lo visto graças a normas que se aplicam a todos ou a muitos casos - como ocorre com o uso do R em "carro". Já os termos irregulares - definição de Artur Gomes de Morais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no livro Ortografia: Ensinar e Aprender - têm sua escrita justificada apenas pela tradição do uso ou pela origem das palavras. É o caso de "passear" e "casa", que aparecem no início desta reportagem, e de outras mais, como os casos a seguir:
- Som de S: Seguro, cidade, auxílio, cassino, piscina, cresça, giz, força e exceto.
- Som de G: Girafa, jiló, geração e jeito.
- Som de Z: Zebra, casa e exercício.
- Som de X: Enxada e enchente.
- H inicial: Hora, homem e hino.
- Com disputa entre E e I e O e U em sílabas átonas que não estão no fim: Violino (que pode ser confundida com veolino), seguro (siguro), bonito (bunito) e tamborim (tamburim).
- Com disputa do L com o LH diante de certos ditongos: Julho (que pode ser confundida com julio), família (familha) e toalha (toália).
- Com alguns ditongos da escrita, que modificam a pronúncia: Caixa (que pode ser confundida com caxa), madeira (madera) e vassoura (vassora). Continue lendo..
http://revistaescola.abril.com.br/css/imagens/logo-nova-escola-25anos.gif
fonte: http://revistaescola.abril.com.br
Post.Bethânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário