22 de fevereiro de 2011

Audiência Pública define melhorias para Escola Técnica em Ariquemes

Com 375 alunos atualmente, capacidade pode aumentar para 1.200. Audiência pública realizada nesta segunda (21) pela manhã, com participação do prefeito Márcio Raposo e do governador Confúcio Moura, no Campus do Instituto Federal de Rondônia (antiga Emarc), debateu, dentre outros assuntos, o asfaltamento do trecho de acesso à escola, passando pela RO-257, com extensão de 3,6 quilômetros. Transporte Escolar também foi tema da audiência e faz parte da estratégia, da Prefeitura de Ariquemes, melhorar ainda mais a qualidade do ensino técnico. A pavimentação do trecho é uma reivindicação de estudantes da antiga Emarc. O campus de Ariquemes conta com 375 alunos. A capacidade da escola será de 1.200 alunos depois da reforma, já em andamento. Informações do professor Uberlando Leite, diretor Geral da Escola, dão conta de que 800 alunos terão vagas na escola, depois da reforma.
Durante audiência, o prefeito Márcio disse que a prefeitura vai participar da pavimentação do acesso ao IFRO, com máquinas, equipamentos e pessoal da Secretaria Municipal de Obras. O Trabalho será feito em parceria com o governo do estado, com início previsto para junho. “Estamos conseguindo, junto ao governo do estado, a viabilização desses recursos que possam garantir o transporte dos estudantes”- destacou o prefeito. Junho também é o mês em que o instituto abrirá vestibular para dois cursos superiores: Licenciatura em Biologia e Gestão Ambiental. Hoje o instituto conta com Agropecuária, Alimento e Informática. O Governador Confúcio, por sua vez, disse que “esse Instituto (IFRO) parece uma escola simples, mas em menos de 10 anos veremos o resultado surpreendente dos investimentos feitos aqui”. Para Confúcio, a conquista do Instituto Federal foi resultado de longos anos de trabalho, quando ele era deputado federal a escola ainda se chamava Emarc. “Estou aqui com minha equipe técnica para firmar essa parceria, tanto para o asfalto quanto para o transporte escolar. Se não tiver como fazer o convênio de forma direta, vamos encontrar uma fórmula, para que nossos alunos não fiquem sem os transportes”, disse Confúcio.
O presidente da Câmara de Ariquemes, Val do PT, parabenizou os alunos e enalteceu o fato de a cidade felizmente ter um governador capaz, e que valoriza a educação, pois sabe que dá resultado investir no ensino. Val disse que Confúcio “fez isso quando era prefeito de Ariquemes e, na condição de governador começa a fazer pelo Estado. Participaram do evento, além do governador Confúcio Moura e do prefeito Márcio Raposo, os deputados estaduais Lorival Amorim e Adelino Follador. O Legislativo Municipal foi representado pelo vereador Val do PT – presidente da Câmara – João Leite (PP), Enoque Nunes (PMDB); Nivaldo Vieira e Rosa Pereira (PSL). Raimundo Vicente, reitor do Instituto no Estado, está otimista em relação à possibilidade de a educação alcançar 7% do PIB, de repasse. Com isso, reitera o professor, “o nível de educação no Brasil vai melhorar e muito”, especialmente, as escolas técnicas, imprescindíveis para diminuir o gargalo de mão de obra hoje enfrentado no setor produtivo.
fonte: http://www.noticiadaki.com.br/



Post.Bethânia-Leonardo Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário