28 de outubro de 2009

Limpe os vírus do seu pc e aprenda a deixa-lo mais rápido

Vamos começar com um artigo ensinando a ter um pc limpo, leve, rápido, e totalmente sem vírus, trabalhando principalmente a velocidade do seu pc, vamos lá!



Formatação de PC's
Para quem tem um pc totalmente contaminado por vírus nojentos, comedores de senhas e destruidores de pendrive, aconselho uma formatação, isto mesmo comece do zero, e como isto daria um tutorial muito longo, indico estas leituras abaixo!
*Como formatar e reinstalar o Windows XP - Via: Fórun Baboo
*Aprenda a formatar o Windows Vista - Via: Deskmundo
Depois de instalado, vem os programas importantes
Nesta parte pensei em selecionar os programas que obrigatoriamente você tem de ter em seu pc, mas claro, escolhi apenas programas grátis, para facilitar a vida da galera.

*CCleaner
Este programa faz uma excelente limpeza do seu registro, pois é importante lembrar que tudo que você faz no seu pc deixa trilhas, tipo um rastro de farelos, e quando você precisa que seu processador chegue em um lugar, ele vai seguir todos estes farelos, tornando sua experiência mais lenta, é um ótimo programa, leve, versátil, e ainda fornece outras opções como desinstalar software, use-o ao mesnos uma vez por semana.
Detalhes e Download

*SpyBot
Excelente programa para remover spyware, sei que tem muitos disponíveis por aí, este é o que eu mais gosto, varre legal o sistema e acha tudo de ruim que tem, acho indispensável um programa deste tipo no pc, um pc com muitos spywares tende a ficar lento, fora o perigo oculto que representa, este programa além de bom é em Português, vale a pena!
Detalhes e Download

*Antivírus
Tem "trocentas" opções grátis por aí - opcional - Detalhes e Download

Depois disto você já terá seu pc consideravelmente mais rápido e protegido, mas tem outros princípios que ajudam muito e não precisam de software algum.

Desfragmentação do disco

Muita gente simplesmente não faz, ou tem preguiça de desfragmentar o HD, saiba que é importantíssimo faze-lo de tempo em tempo, eu faço uma vez por semana, mas por que?

Imagine que o desfragmentador é sua empregada doméstica, e está ali para organizar toda a sua bagunça, como se estivesse organizando seus livros em ordem alfabética na prateleira da sua sala, fazendo isto, facilitará a vida do seu processador, tornando seu pc mais rápido, para faze-lo vá em Iniciar>Todos os programas>Acessórios>Ferramentas do sistema>Desfragmentador de disco, Escolha a partição(se houver mais de uma) e clique em "Desfragmentar"

Excluindo arquivos

Tome por costume ao deletar seus arquivos usar Shift+Delete, é mais ou menos assim: dê só um clique em cima do arquivo que quer deletar do seu pc, depois pressione Shift+Delete, e confirme, estou dizendo isto porque muita gente ainda exclui os arquivos enviando para a lixeira, este é um grande erro, pois fazendo isto, você estará criando mais trilhas desnecessárias no seu pc, além de não liberar espaço no seu disco, pois o aqrquivo ainda está lá, só que na lixeira, e da maneira que mostrei e ele exclui o arquivo definitivamente e não deixa trilhas.


O que não fazer

Muitas pessoas por aí dão dicas de otimização, umas são boas, mas outras tem de ficar de olho, falo do exemplo de programas que otimizam a memória ram do pc, acho desnecessário, e ainda pode causar o efeito inverso, pois o Windows já faz está otimização, e se este programa estiver em funcionamento, será mais um a comer memória do pc, e exigir do processador.

Restauração do Sistema

Lembre-se sempre de criar um ponto de restauração antes de instalar qualquer coisa na sua máquina, para isso, siga o mesmo caminho mostrado anteriormente, mas agora vá em "Restauração do sistema" e selecione "criar ponto de restauração" dê um nome para não esquecer, se qualquer coisa der errado com seu pc volte até "Restauração do sistema" e clique em "Restaurar o computador mais cedo" escolha a data em que aparece o ponto que você criou anteriormente e confirme, o pc irá voltar para aquela data, restaurando tudo que foi feito neste meio tempo.


fonte: http://www.comofazerweb.com
Imagem de: TechedlivePostado por: Maria Bethânia

Um comentário:

  1. Adorei as dicas! Não sabia da necessidade de desfragmentar o PC . A partir passarei a fazer isso constantemente! Continuae com postagens como estas! Parabéns!

    ResponderExcluir