30 de setembro de 2009

http://www.portalis.co.pt/imagens-k/portalis-logo-179x170.gif
Sempre enfatizamos aqui no Portalis a importância de estimular a aprendizagem e racíocinio da criança, e uma maneira agradável e divertida de estimular é através do jogo educativo. Há vários jogos interessantes que estimulam a agilidade mental, a capacidade de estabelecer estratégias, e a aprendizagem da matemática. Abaixo citamos alguns jogos que acreditamos ser importantes:

- Memória Visual

O Jogo da Memória Visual é apresentado em cartas ou lâminas, e também pode ser jogado no computador. Nas cartas ou lâminas o objetivo do jogo é simples e consiste em encontrar o par da figura que está virada com a imagem para baixo. Ou seja, escolhe-se um cartão e depois tenta lembrar onde está a figura igual dele. No computador consiste em clicar sobre a figura e encontrar outra igual disposta no ecrã aleatóriamente.
- Master Mind
Um jogo muito divertido e que estimula a agilidade, e tem como objetivo descobrir uma combinação de cores determinadas aleatoriamente pelo computador. Existe em tabuleiros de madeira e que podem inclusive ser utilizado na sala de aula, e também pode ser jogado através do computador.
- Batalha Naval
Pode ser jogado no papel e necessitam de planilhas quadriculadas nas quais devem-se desenhar os navios, submarinos, etc. A grelha (planilha) é composta por letras e números, o jogo é muito simples; seu filho coloca os navios da maneira que quiser em suas grelhas (quadradinhos); eles podem estar na horizontal ou na vertical. A seguir inicia-se o jogo e cada um de vocês diz uma letra e um número e se você acertar o quadrado onde há uma parte do navio será marcado de branco. E assim vocês vão jogando até alguém afundar todos os navios.
- Dominó
Um excelente jogo para aprender matemática, com regras simples qualquer criança aprende facilmente jogar. O valor das peças será igual ao número que elas representam. Peças de números iguais são chamadas de duplas. Com números diferentes serão chamadas do valor menor para o maior, por exemplo, 3-4. Cada jogador irá receber sete peças. Deixe sempre algumas peças de fora para a “compra” que será feita quando você não tiver peça para realizar a jogada.
- Gamão
Embora considerado um jogo de elite ou intelectuais o Gamão é um jogo muito interessante para crianças. O objetivo de cada jogador é levar todas as peças até a sua seção para, a partir daí começar a retirá-las do tabuleiro. A movimentação das peças pode ser feitas com os dois lados.
- Jogo de Damas
Outro jogo antigo e divertido, o Jogo de Damas pode ser jogado no mesmo tabuleiro do jogo de xadrez, contem 24 peças (12 brancas e 12 pretas); o objectivo do jogador é capturar a peça adversária antes que você seja capturada. Tal como o xadrez estimula a agilidade mental e capacidade de estabelecer estratégias.Pode-se também joga-lo no computador.
- Jogo de Xadrez
Um jogo milenar e deverasmente encantador, um jogo que pdoe durar horas e horas, estimula a capacidade de estabelecer estratégias e agilidade mental.
É jogado num tabuleiro com 64 casas e contem 32 peças ( 16 Brancas e 16 Pretas) denominadas de: Rei, Rainha, Bispo, Torre, Cavalo e Peão. Pode-se também joga-lo no computador. A estratégia enxadrística está voltada para a avaliação de posições no tabuleiro e com o estabelecimento de metas a serem atingidas. Durante a avaliação, os enxadristas devem levar em conta o valor das peças, a estrutura de peões, a segurança do rei, domínio espacial e o controle de casas-chave ou grupo de casas.

FONTE: http://www.portalis.co.pt/

Postado por: Maria Bethânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário